Sou curioso

Ola, para você que acaba de entrar no meu blog se divirta e aprenda diversas coisa com meu blog.

Pesquise no meu blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cidade mais fria do mundo



Yakutsk, com seus 200.000 habitantes, é a cidade mais fria do mundo. Ela é capital da região da Yakutia, na Sibéria ( Rússia), uma região remota com mais de 1000,000 Km2 de área.

A cidade ganha este título pois a temperatura média durante o inverno fica em torno de 50ºC negativos (!!), o que é uma temperatura extrema mesmo para o padrão siberiano.

A estrada que leva a Yakutia só é totalmente utilizável no inverno, quando rios e lagos estão completamente congelados, pois parte da viagem é feita sobre o gelo. Para evitar surpresas desagradáveis os caminhoneiros muitas vezes viajam em dupla e não desligam seus motores por até por duas semanas.


Já os habitantes da capital, também evitam desligar seus carros para garantir o retorno ao lar.Vale lembrar que ninguém deve usar óculos ao ar livre durante o inverno em Yakutsk, pois eles irão congelar e arrancarão a pele do rosto na hora de retirá-los.

Os habitantes de Yakutsk gabam-se dizendo que, apesar do frio intenso, a região é tão rica em recursos naturais que, provavelmente, deve conter todos os elementos da tabela periódica.

Uma lenda local conta que, quando o Deus da criação estava criando o mundo e distribuindo suas riquezas, ao chegar em Yakutia teve as mãos entorpecidas pelo frio deixando cair lá, todas as riquezas.

A região é rica em ouro e é responsável por 20% do abastecimento mundial de diamantes brutos, levando-nos a dar crédito a lenda.

Surpreendentemente, durante o verão curtíssimo que pode durar de duas a três semanas, os termômetros podem alcançar entre 30 e 35ºC, quando a região é invadida por uma enorme nuvem de mosquito desesperados por completar seu ciclo de vida.

Essa é uma época muito importante, pois é quando os habitantes da remota Yakutia se abastecem  para um longo inverno que se aproxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário